Cresce em todo o mundo o número de pessoas que vivem sozinhas ou se sentem só. "Solitários'o que causa esse problema?De acordo com uma pesquisa realizada na Universidade de Chicago (EUA), pelo professor de psicologia John Cacioppo, um renomado pesquisador sobre solidão, apontou que o isolamento social afeta não só o comportamento das pessoas, mas também a forma como seus cérebros funcionam, chegando a colocar a saúde em risco. Os especialistas constatarm que, em pessoas mais sociáveis, uma região do cérebro conhecida como estriado ventral ficou muito mais ativa quando elas observam imagens de pessoas em situações agradáveis. O mesmo não ocorreu nos cérebrosde pessoas solotárias.oEstriado Ventral é responsável pelo aprendizado.
Outra região do cérebro, associada à capacidade de empatia com o próximo, também, se mostrou muito menos ativa entre os solitários quando observaram imagens de pessoas en situações desagradáveis. "Devido aos sentimento de isolamente social, indivíduos solitários podem ser levados a buscar certo conforto em prazeres não sociais", disse Cacioppo na apresentação do estudo. O professor citou como exemplos comer ou beber demais. Juntamente com a reportagem publicada no jornal britânico "Daily Telegraph" , a solidão também pode prejudicar a imunidade, provocar depressão, aumentaro estresse, a presão arterial e as chances de uma pessoa desenvolver Alzheimer. Ainda segundo o estudo, indivíduos solitários tendem a ter menos motivação e perseverança, o que dificulta o sucesso de dietas mais saudáveis e a prática de exercícios.
O número de pessoas que sofrem depressão é assustador, e esse problema só vem aumentando a cada dia que passa. Será que existe a "cura" para este mal, que pode levar à morte? Talvez o carinho, a atenção, o amor, seja a resposta esperada.
0 comentários:
Postar um comentário